Elementos do look que envelhecem ou deixam a gente mais nova!

Uma questão que sempre está presente na consultoria de imagem é a idade! Tem gente que não quer ter cara de criança, outras não querem ter cara de senhorinhas, algumas não querem se fantasiar de meninas e outras querem parecer mais novas… É uma dúvida recorrente: como faço para usar as novidades sem parecer uma adolescente deslumbrada? Ou: como faço pra ser elegante sem parecer uma senhorinha careta?

A resposta: Equilíbrio! Pra identificar onde a gente precisa mexer, fiz um gabarito com elementos do look que deixam a gente parecendo mais nova ou envelhecem o look! E nessa hora é pra banir o preconceito: tem horas que a gente precisa adicionar sobriedade e horas que pedem mais descontração no look! A chave é sempre o EQUILÍBRIO!

Como eu cheguei nesses elementos? Fácil! A gente pega os extremos: se o objetivo é parecer mais nova a gente imagina uma criança bem clichê, com roupa de criança mesmo. Se for parecer mais adulta, a gente imagina uma senhorinha bem com cara de vó. Quando eu penso em criança e em senhorinha, algo assim me vem à cabeça:

CONSULTORIA_IMAGEM_elementos_envelhecem

 

Aí a gente analisa quais são os elementos que mais representam o que a gente quer e pronto! Equilibra isso no look! Ninguém aqui tá querendo parecer criança ou senhorinha (a não ser que você seja criança ou senhorinha, aí tá de boa!). É pra pegar elementos marcantes dos extremos e usar na gente!

Elementos que deixam mais nova

 

1- Cabelo natural, mais bagunçadinho:

3533f385973148c43640442f66ff6ebaCriança, adolescente, jovens… o que você pensa quando imagina esses cabelos? Vento, cabelo solto, meio bagunçado, jogado na cara, certo? Pois é, esse é um jeito de deixar um look mais moderno, fresco e tira anos da nossa aparência!

2- Cara lavada

db84320dc44fecebdb2711fa8dd1217f

A gente associa maquiagem à mulheres adultas e correção de imperfeições então quanto mais natural estivermos, mais jovem a gente parece. Sabe aquela maquiagem “nada” que a gente se esforça pra ficar mais gata e parecer que tem um ar de saúde? É esse look que a gente quer! Produtos cremosos, iluminadores, brilhinhos discretos, tons terrosos e naturais: é isso que a gente usa pra ter essa “cara lavada” da juventude!

3- Cores Vibrantes

 como_parecer_mais_nova_cores_vibrantes

Pensar em criança é pensar em cores vibrantes, alegres, vivas! Esse estereótipo é maravilhoso pra gente usar as cores de uma forma esperta e parecer mais jovem! Cores vivas e bem aparecidas rejuvenescem até as modelagens mais caretas!

4- Alto contraste

9bda1f3697fc53f02d33a49ab97f2045
Abusar do contraste de cores cria um impacto visual forte, uma coisa meio rebelde que vai lá no nosso inconsciente e acende a luzinha da juventude! Preto e branco, verde e rosa, roxo e amarelo. Não importa as cores, o contraste é o que vale!

5- Referências esportivas

como_parecer_mais_nova_tênis_sneakers

Quer algo mais “jovenzinhos vida loka” do que peças esportivas nos looks? Quem trouxe isso pra nossa vida foram os skatistas e jogadores de basquete lá dos anos 80/90 e a gente pensa em moleques rebeldes quando mistura tênis com camisa social. Ok, não pensa diretamente mas é uma referência escondida que rejuvenesce o look na hora!

6- Tecidos que esticam

aqui a gente pensa em tecidos modernosos e cheios de tecnologia! Vale lembrar que eles vêm das roupas esportivas e tem a pegada do último item, lembra? Então vale apostar nos sintéticos bem com cara de sintéticos se quiser perder uns aninhos na produção!

Elementos que deixam mais velha

1- Cabelo com penteado, arrumadinho

50dbd2aa991b04a10aaff5c8ed7e81bc

Nenhum fio fora do lugar, fios impecáveis e um penteado que foi pensado antes de sair de casa. Nunca vi uma menina com tamanha destreza, logo: referência de mulher adulta que adiciona uns aninhos à produção!

2- Maquiagem carregada

kim_kardashian_coque_alto

Batom forte impecável, efeito matte, um delineado bem feito. Tudo isso carrega a imagem de mulher poderosa e adulta. O que deixa o look com cara de mais arrumado, pensado e adulto. Bom pra equilibrar o combo shortinho jeans e camiseta!

3- Peças clássicas

3a736dac7bf7ee37d02a06afc062d7f3

Tudo que tem corte clássico e poderia estar no guarda roupa da sua avó já adiciona uns aninhos: tailleur, blazer, cardigã, sapatilhas, saltos baixinhos, saia no joelho… Quer parecer mais séria e compenetrada? Joga um blazer. Mais séria porém fofa? Um cardigã. Juro que funciona.

4- Tecidos e trabalhos manuais

6003c6e7937c241a71f70f46731744c4

Tudo que a nossa avó poderia ter bordado carrega um pouquinho de idade junto. Tricô, bordados, crochet… A solução é optar por modelagens e cores mais modernas. Tecidos naturais também são mais fáceis de passar a imagem de mais idade já que são escolhas clássicas e seguras.

5- Tons pastel

001c89439224447e7bb5297bf827d447

Aqui entra também as estampas miudinhas e florais nesses tons. Eu nunca imagino uma senhorinha usando um amarelo gritante ou um pink cheguei. Mas um rosa seco e um amarelo clarinho. Daí a referência de cores.

6- Baixo contraste

afbbcf95729fe23fde87ab9bb958dd03

Quando a gente pensa em senhorinhas se vestindo, logo pensa em cores clarinhas com cores clarinhas. Contraste baixo entre as peças tem o efeito de sobriedade no look! Perfeito pra equilibrar modelagens mais ousadas!

 

Pronto! Sabendo o que faz cada um dos elementos dá pra escolher o que adicionar ou retirar da produção pra equilibrar a imagem e passar o que você quer com o look. O ideal é saber seu objetivo e quebrar uma informação com outra. Um jeans rasgado com camiseta e tênis fica incrível se usado com um blazer, sapatilha, um coque bem estruturado e um bom batom vermelho! O segredo está no equilíbrio de cada elemento pra chegar num resultado final só seu!

Veja também:

2 Comentários para: “Elementos do look que envelhecem ou deixam a gente mais nova!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *